domingo, 30 de janeiro de 2011

Cásper Libero


Nascido em Bragança Paulista em 2 de março de 1889, Casper Libero foi um dos maiores e brilhantes jornalistas brasileiros.


Iniciou sua carreira na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, somente dois anos mais tarde fundava o Jornal a Última Hora na cidade do Rio de Janeiro.

Aos 23 anos criava sua primeira agência de notícias do estado de São Paulo a Agência Americana.

Em 1918, aos seus 29 anos tornou-se diretor e proprietário do Vespertino A GAZETA, modernizando-o e transformando-o num dos maiores órgãos de imprensa da época.

Para esse fim, importou rotativas da Alemanha, substituiu o telegrafo e teletipo e implantou novas técnicas de gravura, composição e impressão gráfica - a primeira em cores, no Brasil. Paralelamente, implantou, uma nova dinâmica no transporte e distribuição do jornal, 
possibilitando que os exemplares chegassem às mãos dos leitores em tempo recorde.

Em 1939, inaugurou o Palácio da Imprensa, como viria a ser chamada a sede própria do jornal A Gazeta na antiga rua da Conceição, atual avenida Cásper Líbero. Foi o primeiro edifício erguido no país com as características apropriadas para redação, gravura, composição, impressão e distribuição de um jornal.


Criou um suplemento especialmente dedicado aos esportes, voltado para a cobertura futebolística, chamado de A GAZETA ESPORTIVA, que viria a ser considerado o mais completo jornal de esportes da América Latina, batendo recordes de tiragem durante a realização da Copa do Mundo de Futebol de 1970, sendo também o idealizador da Corrida de São Silvestre.


 Na década de 40, adquire a Rádio Educadora - que passou a se chamar Rádio Gazeta, tornando-se uma das mais respeitáveis emissoras da época, chegando a ser chamada de "Emissora de Elite", por sua programação diferenciada.

Faleceu em 27 de agosto de 1943, num acidente aéreo no Rio de Janeiro. 

Conforme sua vontade, expressa em testamento, é constituída a Fundação Cásper Líbero - um complexo de comunicações que reúne, hoje, a TV Gazeta, Rádio Gazeta AM/FM, os jornais A Gazeta e A Gazeta Esportiva, hoje gazetaesportiva.net, a FCLNet, além da Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e o Grupo Cidadania Empresarial.


Algumas fotos da Construção e Planta do atual edifício da Fundação Cásper Libero.

"Um prédio que será quase uma cidade". No projeto original, o edifício teria diversas quadras de esporte, um ginásio, piscinas e até mesmo uma capela.

 Maquete da época o prédio deveria ter o dobro de tamanho que tem hoje

As fundações da obra

Nessa imagem, datada de 1959, é possível notar a gritante diferença na paisagem da Avenida Paulista, hoje considerada o coração de São Paulo.

Na década de setenta, ainda sem a antena. Daí em diante, a fachada do edifício se manteve inalterada até os dias de hoje.

Fontes: Acervo Fundação Cásper Libero, Gazeta Press e Wikipédia.

2 comentários:

  1. Infelizmente, em 1961 eu fui "tungado" por esta "Fundação" que, para levantar este predio na av.Paulista, "lançou" um carnet (o qual paguei totalmente) que nos daria o direito de frequentar o "cine Gazeta" e as dependências do Jornal, como "sócio-fundador" e no fim da historia, ficamos "à vêr navios" com a insolvência do jornal...restou o carnet PAGO...Flavio Rocha

    ResponderExcluir
  2. Se você soubesse como é irritante abrir um site e pular de susto e acordar todo mundo em casa por causa de musiquinha em alto volume imbutida sem aviso nem escolha ao se abrir a página.... mas obrigado pelo apanhado histórico.

    ResponderExcluir