domingo, 28 de março de 2010

Vicente Leporace

Nascido em São Tomas de Aquino/MG em 26 de janeiro de 1912, Vicente Leporace foi sem dúvida um dos mais discutidos profissionais do rádio brasileiro.
Em 3 de setembro de 1937, a Rádio Atlântica de Santos imaugura o 'Teatro de Antena' apresentando um jovem rádio ator vindo da PRB-5 Rádio Clube Hertz de Franca - SP, estaria surgindo então o grande Vicente Leporace.
Em sua longa carreira pelo Rádio ele atuou como redator, locutor, programador, discotecário, radioator; apresentador de televisão "Apresentando com Clarice Amaral no Canal - 7 a Gincana Kibon"foi tambem ator de cinema atuando nos filmes em 1947 o "Luar do sertão",
1950 "A vida é uma gargalhada", 1952 "Sai da frente", 1953 "Sinhá moça", "Uma pulga na balança", "Nadando em dinheiro", 1954 "Na cena do crime", "É proibido beijar", 1955 "Carnaval em Lá maior" e 1971 "O gigante, a hora e a vez do cinegrafista".
Atuou tambem em 1966 na novela "Redenção" com o papel de Carlo.
Em 1941 foi convidado por Blota Junior a atuar na sua amada cidade Franca voltando assim a ecoar sua voz à Rádio Clube Hertz de Franca, ficou por la até o final de 1950, quando em 1º de abril de 1951, lançou-se pela ondas da PRB-9 a Rádio Record de São Paulo passando então a apresentar o 'Jornal da Manhã' um informativo de meia e meia hora que ele mesmo produzia e apresentava.
Depois de onze anos, ele transfere-se para a PRH-9 a Rádio Bandeirantes de São Paulo onde lançou a grande paixão da sua vida o programa 'O Trabuco' vale ressalta aqui que em alguns livros relatam que a saída de Leporace da Rádio Record foi por questões salariais' mas já passado quase 48 anos não nos cabe julgar mas só destacar um pouco dos acontecimentos de sua carreira.
O programa 'O Trabuco' 'era um informativo diário que veiculava os fatos importantes do país e junto ele expressava sem medo seus cometários e críticas.
Vicente Leporace assumia toda a responsabilidade sobre seus ditos ele sem dúvida nenhuma tornou se o defensor dos menos favorecidos. Uma vez questionado porque o "Trabuco" ele explicou que não se tratava de uma alusão a uma arma de ataque e defesa e sim pela corruptela nascida na Calábria, terra de seus pais, que, estando dominada por tropas inavasoras, seus habitantes ao trocarem informações utilizavam-se do método de boca a boca, originando o neologismo "trabuque" entre boca, ou o que não podia ser dito em voz alta.
Leporace muitas das vezes apresentou seu programa sob mira de fortes armas de fogo . mas eles viviam o regime militar de 64, ele foi se dúvida nenhuma um dos maiores frequentador da extinta Delegacia o DOPS, Delegacia de Ordem Política e Social.
Mas toda esta pressão nunca o intimidou, a sua coragem e seu desprendimeto o tornou um ícone na radiodifusão e não podendo esquecer de ressaltar seu amor à causa pública um defensor dos príncipios morais e éticos.
Em 1969 apresentou pelo canal de Tv Bandeirantes o jornal "Titulares da Notícia" ao lado de grandes nomes como: Maurício Loureiro Gama, José Paulo de Andrade, Murilo Antunes Alves, Lourdes Rocha.
Vicente Leporace faleceu em São Paulo em 16 de abril de 1978, deixando sem dúvida uma enorme brecha no rádio e na comunicação  brasileira.
Ele morreu sem concretizar seu maior sonho em editar um jornal em Santo Amaro - SP, um jornal que circularia diariamente que chegou a ser constítuido e registrado como "O Trabuco" mas infelizmente sonho este que nunca chegou as bancas.
Como diria nosso grande Leporace "Assino e Dou Fé!".


Fontes: (Histórias que o rádio não contou . Reynaldo C. Tavares . Ed. Harbra ed. 2º)


2 comentários:

  1. O maior jornalista que já conheci, integro, verdadeiro e não tinha papas na lingua, não tinha medo de ninguem, por falar sempre a verdade, jamais o esquecerei

    ResponderExcluir
  2. Uma das minhas inesquecíveis memórias da minha infância. Meu adora ouvir O Trabuco, e eu, embora moleque, já notava seu estilo crítico incomparável. Infelizmente não tenho memórias de seus trabalhos em TV e cinema. Pelo que vejo na Internet é grandiosa.

    ResponderExcluir